sábado, 10 de maio de 2014

PROJETOS


"Pesquisas e elaboração de conteúdos específicos para o tópico Projeto"



           O trabalho com projetos gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido à sua criatividade de aluno, proporcionar ao aluno uma situação autêntica de vivência e experiência, estimular o pensamento crítico, desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações e conhecimentos, valorizar a necessidade de cooperação, dar oportunidade ao aluno para que comprove suas idéias, por meio da aplicação das mesmas, estimular a iniciativa, a autoconfiança e o senso responsabilidade.
          A definição de projeto, segundo Aurélio: plano, intento, empreendimento, redação preliminar de lei, de relatório, plano geral de edificação.
Projetos são conjuntos programados de atividades que visam um conhecimento específico construído a partir de uma situação problema. São atividades que tem por objetivo promover novos conhecimentos aos alunos para formar um tipo de
cidadão e de ser humano. Quando trabalho com coerência são de muito valor na aprendizagem, se tornando fundamentais, pois dão sustentação as ideias podem ser realizados em diversas áreas. O projeto deve ter um ótimo planejamento e muita pesquisa, além de conter Tema, objetivo, pesquisa, conclusão e resultados.
    
Segundo Veiga um projeto bem elaborado deve apresentar características tais como:












       a) ser processo participativo de decisões;
      b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
      c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;
      d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica;
      e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.






  
‘‘Projeto é uma forma de desenvolver diversas funções cognitivas do ser humano’’











Exemplo de projeto:

MURAL DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO

















Objetivos 
- Familiarizar-se com o gênero expositivo.
- Aprender procedimentos de revisão.
- Reconhecer as características de fichas técnicas e produzi-las para um mural a ser exibido na escola.

Conteúdos
- Produção textual (textos informativos).
- Procedimentos de pesquisa.
- Revisão.

Anos
1º e 2º anos.

Tempo estimado
Três meses.

Material necessário
Enciclopédias e revistas de informação, tesoura, cola, cartolina, canetinhas e papéis.


Flexibilização
Expor cartazes na sala ajuda a explicar ao aluno com deficiência auditiva o que é animal em extinção. Para a produção do texto informativo, faça um esquema prévio com seu aluno surdo a respeito do tema e, se necessário, estenda o tempo da atividade, para que ele finalize a escrita do texto em casa. Na divisão dos grupos, coloque o aluno com deficiência auditiva junto de crianças que se concentrem mais facilmente. A colaboração dos colegas é importantíssima para que o grupo tenha resultados satisfatórios e para esclarecer as possíveis dúvidas do colega com deficiência. No momento de fazer a ficha técnica é fundamental mostrar outras fichas para exemplificar. Faça, também, a comparação com outros tipos de texto a partir da leitura feita em conjunto com os alunos. Anote no quadro todas as observações resultantes da conversa em sala. Se necessário, use um intérprete de libras. Para a montagem do mural, mais uma vez, mostre exemplos e sugira boas formas de organizar as fichas e demais produções. Ao final, avalie se o aluno conseguiu obter informações corretas e se acompanhou o projeto junto do grupo.



Desenvolvimento 
1 etapa
Inicie o trabalho convidando a turma a pesquisar informações sobre animais em extinção e a compartilhar o que descobrirem com a comunidade escolar e com as famílias, organizando um mural informativo. Explique que o desafio é organizar as informações em fichas técnicas.
Flexibilização para deficiência auditiva
Anexe cartazes na sala de aula ampliando para o aluno e para o grupo conhecimentos sobre o tema.
2ª etapa 
Para que os estudantes escrevam um texto informativo, eles precisam antes consultar bons modelos para se familiarizar com o gênero e com suas particularidades. Aborde esses aspectos pedindo que eles tragam de casa livros, fotos e reportagens que julguem interessantes sobre animais em extinção. Amplie esse acervo agregando ao material providenciado por eles enciclopédias, livros, revistas e sites que contenham informações sobre o assunto, cuidando para que fichas técnicas apareçam também, pois elas serão uma referência para o trabalho da turma.

3ª etapa 
Organize situações de leitura,conversando com a garotada sobre como os textos estão organizados, quais tipos de informação eles trazem, de que modo os dados são descritos
e quais são os termos mais recorrentes.
Flexibilização para deficiência auditiva
Peça auxílio do AEE para que, antecipadamente, conte ao aluno, utilizando a linguagem de libras, as informações dos textos. Em classe, o professor deve sempre falar de frente para o aluno e vale uma explicação individual sobre a ficha. Um exemplo dela também pode ficar anexado na parede da sala de aula.

4ªetapa 
Depois da familiarização com os materiais, é hora de se debruçar sobre eles para selecionar informações. Divida a garotada em grupos e distribua os materiais para pesquisa. Aborde a importância de procedimentos como busca, seleção e anotação das informações relevantes, rediscutindos até que o resultado da pesquisa seja considerado satisfatório.
Flexibilização para deficiência auditiva
Priorize grupos menores para facilitar a participação do aluno.
5ª etapa 
É hora de usar as informações levantadas pelo grupo para a elaboração das fichas técnicas. Para isso, preveja momentos de escrita tanto em grupo como individualmente e cuide para manter bons modelos ao alcance das crianças. A comparação e a referência a exemplos de fichas técnicas, assim como o retorno aos textos para recuperar e ampliar as informações, são sempre válidas.

6ª etapa 
Organize uma ou mais sessões de revisão coletiva para que sirvam de modelo para a atuação futura dos estudantes com todas as fichas produzidas. Destaque todos os aspectos que precisam ser revisados: organização da linguagem, ortografia, qualidade e validade das informações.
Flexibilização para deficiência auditiva
Caso o aluno ainda não seja alfabético, ele poderá fazer a revisão dos nomes dos animais em cada texto, tendo em mãos fichas com os nomes escritos e uma figura do animal ao lado.

7ª etapa
É hora de a turma revisar o texto e a estrutura das fichas técnicas. Divida as crianças em duplas e distribua o material. Circule pela sala a fim de orientar os alunos e apontar possíveis equívocos, questionando as decisões deles.
8ª etapa
Apresente as imagens de murais para servirem de exemplo a fim de que a garotada saiba como montar um. Alerte para a necessidade de ilustrações, título e o tamanho das letras das fichas para favorecer a leitura, tendo sempre em vista as especificidades do público.

9ª etapa
Oriente os alunos para ilustrarem todas as fichas. Recorra ao material consultado nas etapas anteriores para que as crianças usem as fotos como referência e modelo. Por fim, reúna o material e, com auxílio das crianças, organize o mural.

Produto final 
Mural de fichas técnicas sobre animais em extinção.

Avaliação 
Durante todo o projeto, avalie, nas falas e nas produções das crianças, se elas conseguiram obter informações corretas e suficientes em tabelas e esquemas, transpondo-as adequadamente para o mural. É importante também analisar como se deu o processo de revisão: é esperado que os estudantes tenham se apropriado do vocabulário aprendido durante a pesquisa e que organizem as informações sobre os animais em fichas técnicas seguindo os exemplos consultados.











Temos aqui alguns exemplos de blogs:












Referências:
hptt://www.inicepg.univap.br
 PLT: 435 Aprendizagem baseada em projetos: Guia para professores
Editora: Artmed Buck Institute For Education

POSTADO POR RAYARA SALES RODRIGUES RA 4200061201


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