sábado, 10 de maio de 2014

FEIRA DE CIÊNCIAS

                     
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A cerca de cinco anos atrás os professores por meio de dispositivos educacionais vem elaborando projetos, que tem por objetivo buscar o melhoramento da aprendizagem dos seus alunos, desta forma criaram a feira de ciências, que é aonde os alunos desempenham os seus trabalhos de forma a qual mostram sua capacidade e criatividade.
O professor percebe que com a feira de ciências, o aluno ele consegue absorver melhor o conteúdo apresentado. Além de ser um projeto prazeroso, traz também grandes benefícios para a seu próprio ensino.
 

Como começar uma feira de ciências:

·Passo 1: Ela tem que ter um tema que desperte um gosto para ciências.
 Passo 2: Método cientifico, Para que o evento leve realmente à produção de Ciência, a garotada precisa aprender a aplicar o método científico — à medida que o projeto se desenvolve.
·Passo 3: Materiais, depois de temas escolhidos os alunos já sabem sobre assunto, ora de colocar a mão na massa, faça uma lista com tudo que precisa, para poder começara a realizar o trabalho.
·Passo 4: Deixe seu tempo organizado, elabore tempos e duração de sua feira de ciências, quando for realizar os projetos, e também no período da elaboração deles.
·Passo 5: Anote suas ideias, e oriente seus alunos também fazer suas anotações.
·Passo 6:  Preparar a turma para exposição, Nos dias da mostra, o conhecimento sistematizado durante a pesquisa deve ser apresentado aos visitantes por meio da fala e de cartazes, folhetos, maquetes e engenhocas. É importante não repetir oralmente informações escritas e procurar sempre interagir com as pessoas. "Principalmente os mais tímidos devem ser incentivados a falar em público", aconselha Elenice Lobo, coordenadora pedagógica do Santo Américo.
·Passo 7: Organizar a infraestrutura, o sucesso não depende de estrutura luxuosa. "Se a escola não tem dinheiro para alugar estandes, expõe os trabalhos nas carteiras", sugere. Há várias formas de planejar o espaço, sempre de acordo com a arquitetura do local.


Responsável pela postagem: Pollyanna Santiago de Medeiros  RA:3715669354


 Projetos:

                                                 Minhócario

     O descarte cuidadoso do lixo produzido na escola favorece a aprendizagem em Educação Ambiental e ajuda a minimizar o impacto que os resíduos causam na natureza. Os restos orgânicos, quando decompostos corretamente em minhocários, têm potencial para serem reutilizados como biofertilizante. Veja como.

Você vai precisar de:
ü 1 latão ou tambor de 500 ml
ü 1 pequena torneira que possa ser acoplada ao tambor
ü  Tijolos quebrados ou cascalho
ü  1 pedaço de tela sombrite
ü  Arame
ü  Minhocas
ü  Composto (resíduos que já passaram por composteiras)
ü  Restos de comida (sem carne), papeis, jornais sem cor e palha de arroz
ü  1 peneira
ü  1 pedaço de papelão para servir como tampa
Como fazer:
1) A cerca de 10 centímetros da base do barril, faça um pequeno buraco e encaixe nele a torneira.
2) Coloque os tijolos ou o cascalho no fundo do barril e, acima deles, a tela sombrite.
3) Ponha o composto dentro do barril, umedecido com água, e as minhocas por cima. É preferível usar composto ao invés de resíduos comuns, pois ele será digerido com mais eficiência pelas minhocas.
4) Depois de 3 dias, despeje os restos de comida, papeis, jornais sem cor e palha de arroz. Com o papelão, faça uma tampa com furos, para assegurar a entrada de ar no minhocário, e cubra o topo do latão.
5) Em 45 dias, tem-se, como resultado da digestão das minhocas, o chorume, um líquido que funciona como um ótimo biofertilizante. Para fertilizar plantas, dilua o chorume em água, na proporção de 20 porções de água para 1 de chorume. Se ele for usado no solo, a proporção é de 10 para 1.



Responsável pela postagem : Pollyanna Santiago de Medeiros. RA:3715669354 







                


















                                

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