sábado, 10 de maio de 2014

PENSA QUE ACABOU?

Horta Escolar



Estudos comprovam que crianças que participam de atividades ao ar livre e com contato com o solo, atingem um melhor desempenho escolar, físico motor, melhoram a interação com outros alunos além de um melhor desenvolvimento social e cognitivo. Além disso tudo já citado é uma forma de incentivar o reconhecimento de verduras, legumes, incentivar a alimentação saudável e a sustentabilidade entre os pequenos.


        O contato com o solo, sol, água, com a natureza trazem grandes aprendizagens e grandes benefícios para a vida das crianças. . Existem estudos relacionados ao solo comprovam que bactérias presentes no solo fazem bem á saúde das crianças, melhoram o aprendizado e reduzem a ansiedade.
Segue abaixo alguns objetivos com essa proposta:
*Melhorias no bem estar físico e emocional;
*Valorizar o meio ambiente;
*Aumento dos conhecimentos relacionados as estações do ano;
*Aumento do senso de responsabilidade


Exemplo de plano com horta escolar

 Parte superior do formulário






Público Alvo: 1° e 2º Ano
Disciplina/Conteúdo: Ciências / Horta Escolar

Objetivos:  

        Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta e conhecimento no processo de germinação
        Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento na horta
        Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável
        Criar na escola, uma área produtiva pela qual todos se sintam responsáveis
        Discutir as verdades e os mitos do lixo

Metodologia:

        1ºMomento: Oração.
Em seguida, acolher os estudantes em sala de aula com amostra de fotos sobre a 
passeata e os trabalhadores. 
Apresentados pelos mesmos em prol do meio ambiente (Programa Despertar)
        2º Momento: Orientar os estudantes para o plantio de plantas utilizadas como alimento na horta escolar. Em seguida, levá-los até o local do plantio e assim realizar o trabalho
        3º Momento: Distribuir em forma de texto as afirmativas sobre a temática lixo (verdades e mitos) propondo aos mesmos um estudo por paragrafação, com voz alta para ampliar o repertório cultural dos alunos
        4º Momento: Confeccionar duas plantas de cartolina ou emborrachado, uma delas contendo: MITO E VERDADE. Em seguida solicitar aos alunos que façam uma fila no centro da sala, em frente ao quadro negro, onde deve estar fixada uma placa de cartolina com a palavra “VERDADE” ao lado direito do quadro, e outra com a palavra “MITO” do lado esquerdo. Formadas as filas, as professoras devem ler uma afirmativa sobre o tema lixo e assim que terminar de ler, apelar para que os alunos se dirijam para o lado da resposta que julgarem correta: Verdade e Mito.  A seguir as professoras devem promover uma discussão com os alunos sobre a afirmativa
        5º Momento: Recreio
        6º Momento: Atividade de casa – escrever no quadro a giz as afirmativas sobre a temática – verdades e mitos sobre o lixo para que os estudantes consultem o texto estudado em sala de aula e respondam as questões pedidas.

Recursos: Emborrachado, hidrocor, pincel atômico, texto impresso, giz, quadro, etc.

Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem.




Vídeos relacionados:


Referências


Postado por: Rayara Sales Rodrigues Ra: 4200061201




;

Nenhum comentário:

Postar um comentário