Horta Escolar
Estudos comprovam que crianças que participam
de atividades ao ar livre e com contato com o solo, atingem um melhor
desempenho escolar, físico motor, melhoram a interação com outros alunos além
de um melhor desenvolvimento social e cognitivo. Além disso tudo já citado é
uma forma de incentivar o reconhecimento de verduras, legumes, incentivar a
alimentação saudável e a sustentabilidade entre os pequenos.
O contato com o solo, sol, água, com a natureza trazem grandes
aprendizagens e grandes benefícios para a vida das crianças. . Existem estudos
relacionados ao solo comprovam que bactérias presentes no solo fazem bem á
saúde das crianças, melhoram o aprendizado e reduzem a ansiedade.
Segue abaixo alguns objetivos com essa
proposta:
*Melhorias no bem estar físico e emocional;
*Valorizar o meio ambiente;
*Aumento dos conhecimentos relacionados as
estações do ano;
*Aumento do senso de responsabilidade
Público Alvo: 1° e
2º Ano
Disciplina/Conteúdo: Ciências / Horta Escolar
Objetivos:
Despertar
o interesse dos alunos para o cultivo da horta e conhecimento no processo de
germinação
Dar
oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de
plantas utilizadas como alimento na horta
Conscientizar
da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável
Criar
na escola, uma área produtiva pela qual todos se sintam responsáveis
Discutir
as verdades e os mitos do lixo
Metodologia:
1ºMomento: Oração.
Em seguida, acolher os estudantes em sala de aula com amostra de fotos sobre a passeata e os trabalhadores.
Apresentados pelos mesmos em prol do meio ambiente (Programa Despertar)
Em seguida, acolher os estudantes em sala de aula com amostra de fotos sobre a passeata e os trabalhadores.
Apresentados pelos mesmos em prol do meio ambiente (Programa Despertar)
2º Momento: Orientar os estudantes
para o plantio de plantas utilizadas como alimento na horta escolar. Em
seguida, levá-los até o local do plantio e assim realizar o trabalho
3º Momento: Distribuir
em forma de texto as afirmativas sobre a temática lixo (verdades e mitos)
propondo aos mesmos um estudo por paragrafação, com voz alta para ampliar o
repertório cultural dos alunos
4º Momento: Confeccionar
duas plantas de cartolina ou emborrachado, uma delas contendo: MITO E VERDADE. Em seguida solicitar
aos alunos que façam uma fila no centro da sala, em frente ao quadro negro,
onde deve estar fixada uma placa de cartolina com a palavra “VERDADE” ao lado direito do quadro, e
outra com a palavra “MITO” do
lado esquerdo. Formadas as filas, as professoras devem ler uma afirmativa sobre
o tema lixo e assim que terminar de ler, apelar para que os alunos se dirijam
para o lado da resposta que julgarem correta: Verdade e Mito. A seguir as professoras devem promover uma
discussão com os alunos sobre a afirmativa
5º Momento: Recreio
6º Momento: Atividade de
casa – escrever no quadro a giz as afirmativas sobre a temática – verdades e
mitos sobre o lixo para que os estudantes consultem o texto estudado em sala de
aula e respondam as questões pedidas.
Recursos: Emborrachado,
hidrocor, pincel atômico, texto impresso, giz, quadro, etc.
Avaliação: Observação periódica do interesse dos
estudantes a partir do conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem.
Vídeos
relacionados:
Referências
Postado por: Rayara Sales Rodrigues Ra:
4200061201



Nenhum comentário:
Postar um comentário