sábado, 10 de maio de 2014

ARTES

ARTE


“A ARTE DE ENCENAR, DANÇAR E DECLAMAR” 


   As escolas buscam novas formas de comunicação que sejam capazes de atrair o público estudantil. O teatro tem como objetivo principal a representação com o caráter de lazer,de diversão e de transmitir uma mensagem importante. 
   Já foi comprovado que a arte teatral é a que mais facilmente atrai o interesse das pessoas, porque é uma arte de comunicação viva e dinâmica e, como tal, possuidora de um apelo muito forte, conseguindo convencer muito mais do que mil cartazes espalhados pela cidade. 
   Assim, o investimento em cultura torna-se uma ferramenta com grande potencial de utilização por escolas públicas e privadas. Investir em cultura significa estar associado a momentos de emoção e de grande circulação de idéias e informações levando professores/alunos a despertar para os sonhos e imaginações.
  Atualmente, está consagrado o teatro cultural como o meio mais importante de comunicação, principalmente, para as escolas alcançarem seus objetivos. Investir em cultura é, portanto, uma forma de criar um processo de aprendizado dinâmico, valorizando a escola e a sociedade na qual está inserida. 
   A arte é uma importante ferramenta de trabalho para qualquer educador, portanto, usamos as artes cênicas como elemento fundamental para a interação sócio-cultural, num contexto amplo de cidadania e participação comunitária. 
  A dramatização teatral é uma estratégia pedagógica que facilita e melhora a eficiência do trabalho pedagógico facilitando o trabalho dos professores. A partir da necessidade da realização deste trabalho, como um passo importante para novas perspectivas de atividades escolar, propiciando a todos participantes um momento divertido e prazeroso,a oficina aborda Relações Humanas (Dinâmica: Tecendo o teatro); Textos para reflexão: Compreendendo o que é teatro, O teatro na Educação através dos tempos, Metas da Encenação, Termos de Palco, Atuar e Criar, Trabalhar o corpo e a voz, Características de uma boa voz de palco, Diversas dinâmicas teatrais para a sala de aula; Trabalhar a música e a poesia como teatro; Através da dança praticamos teatro; Fantoches; Encenando Poesias e Apresentações das Peças de Teatro: “Sem luz ao amanhecer” e “O Planeta Terra pede Socorro” com os alunos da Oficina de Teatro: Arteiros do CEM, tendo como objetivo principal mostrar o resultado de um trabalho realizado com produção de textos, encenação,construção de textos, dança, expressão corporal e criatividade dos participantes desta oficina. 
   A apresentação dos espetáculos trás para a escola e a comunidade a possibilidade de várias reflexões: o direito do aluno ao acesso a bens culturais; a modificação do olhar que se tem sobre o que é feito para o aluno confrontado com a qualidade dos espetáculos a serem apresentados; o respeito, a inteligência e a sensibilidade da criança; o desenvolvimento do olhar crítico dos educandos sobre a sociedade e a vida; e a possibilidade de apresentar o tema de forma lúdica boa voz de palco, Diversas dinâmicas teatrais para a sala de aula; Trabalhar a música e a poesia como teatro; Através da dança praticamos teatro; Fantoches; Encenando Poesias e Apresentações das Peças de Teatro: “Sem luz ao amanhecer” e “O Planeta Terra pede Socorro” com os alunos da Oficina de Teatro: Arteiros do CEM, tendo como objetivo principal mostrar o resultado de um trabalho realizado com produção de textos, encenação, construção de textos, dança, expressão corporal e criatividade dos participantes desta oficina. 
   A apresentação dos espetáculos trás para a escola e a comunidade a possibilidade de várias reflexões: o direito do aluno ao acesso a bens culturais; a modificação do olhar que se tem sobre o que é feito para o aluno confrontado com a qualidade dos espetáculos a serem apresentados; o respeito, a inteligência e a sensibilidade da criança; o desenvolvimento do olhar crítico dos educandos sobre a sociedade e a vida; e a possibilidade de apresentar o tema de forma lúdica. Para tanto, a oficina objetiva desenvolver o espírito crítico dos espectadores; Favorece e facilita o encontro o encontro entre teatro dança e poesia, permitir aos educadores uma autoavaliação a respeito do teatro em sua sala de aula; proporcionar atividades que contribuíram para o crescimento integrado do educando; refletir com os participantes a importância do teatro como expressão e comunicação, produção coletiva e cultural; propor uma atividade significativa e prazerosa, incentivando a descoberta, a criatividade e a criticidade; provocar o reconhecimento da identidade cultural através do teatro; divulgar o teatro de forma coletiva de atuação na sociedade e escola. 
   Dentre as atividades práticas, destacam-se as de “Quebra-gelo” que se destina a apresentação e integração dos participantes. Outras, como Mapeando o corpo, na qual os participantes reconhecem o próprio corpo a partir do corpo do outro, exercitam os movimentos corporais um dos alicerces da atuação teatral. Na atividade Explorando a bola, os participantes estabelecem o contato da bola e relacionam com cada membro do corpo, assim exercitam o corpo, lateralidade, coordenação motora e trabalha o esquema corporal. História continuada (inserindo objetos), História em cena e Incêndio na Floresta exercitam a memória, criatividade, atenção e capacidade de improvisação e criação. Com a atividade Mímica dos provérbios o trabalho em equipe é estimulado assim como o resgate da cultura popular e o movimento corporal. Com a Argola são exercitados a coordenação viso-motora, o cooperativismo, ansiedade e a interação do grupo. 
   Quando o educando brinca, sonha, canta, inventa –ele trabalhar arte cênica; pois o teatro para o educando compreende a extravasão dos sentidos mais urgentes e das fantasias mais gritantes. Teatro desinibe, eleva, cria, transforma. Teatro em forma de brincadeira, faz das horas passadas na escola, momentos alegres de refugio e extravasão. E paralelamente a esta relação intuitiva – emocional, vão sendo trabalhadas, a coordenação motora fina e grossa, todo o esquema corporal, gradativamente o equilíbrio físico e psicológico, desinibição, autoconfiança, criatividade e liberação da agressividade e tensão. Sabemos que os PCN’s se prestam a orientar o planejamento escolar e as ações de reorganizações do currículo, destinando a formar os alunos em cidadãos dos novos tempos. Tendo como fonte os PCN’s: 
     DANÇA, permite experimentar o próprio corpo e testar os seus limites desenvolvendo a compreensão da sua capacidade de movimento. “... um bom momento para que os alunos exercitem toda a sua criatividade”. (pg. 65 – Revista Nova Escola/ Edição especial). 

   TEATRO, que vêem orientar os educadores a incentivar o teatro, a dança e a 
música na escola, confirma a importância deste, pois, “...proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No plano individual, desenvolve a capacidade expressiva e artística. No coletivo, exercita o senso de cooperação, o diálogo, o respeito mútuo, a reflexão, e torna as crianças mais flexíveis para aceitar as diferenças. Os PCN, também, orientam os professores a incentivar essa atividade. Com a educação teatral, a garotada se relaciona, fala, ouve observa e atua, ou seja, pratica liberdade e solidariedade enquanto se diverte”. (pg. 66 – Revista Nova Escola / Edição especial). 
   A valorização do teatro, da música, da dança e da literatura vêem sendo levada em conta há muito tempo atrás por diversos pensadores da educação, e entre eles podemos citar PLATÃO que considerava o jogo fundamental na educação, pois ele também acreditava que os educandos devem participar de todas as formas de jogo adequados ao seu nível de desenvolvimento, pois sem o lúdico jamais seriam adultos educados e bons cidadãos. Achava também que a educação deveria começar sem constrangimento, podendo desenvolver a tendência natural de seu caráter.  
   Sendo assim concluímos que as atividades de arte (teatro/ dança) são de grande importância no verdadeiro papel na educação e que podemos alcançar dos educandos diversos objetivos em diversas disciplinas, além de prepará-los para a vida eproporcioná-los ao mesmo tempo prazer. 


Vejamos as modalidades em que a arte está presente:



1. Arquitetura












2. Escultura
























3. Pintura






















4.Música



























5. Dança






























6. Poesia




Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes
Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade




Arte de amar

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.




Poética

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.




 
Dialética

É claro que a vida é boa 
E a alegria, a única indizível emoção 
É claro que te acho linda 
Em ti bendigo o amor das coisas simples 
É claro que te amo 
E tenho tudo para ser feliz 
Mas acontece que eu sou triste...




 
7. Cinema - considerado a arte total

      Bibliografia 

http://www.ufjf.br/virtu/file acessado em 13/05/2014 as 00:21     
http://coruja100.blogspot.com.br/ acessado em 14/05/2014 as 00:25

Postado por Adriana Vaz de Souza Silva RA 3729620774

Nenhum comentário:

Postar um comentário