sábado, 17 de maio de 2014

COMPONENTES DO GRUPO (PM I I I )

ADRIANA VAZ DE SOUZA SILVA   RA 3729620774
ADRIANA CRISTINA DE CASTRO  RA 4610905115
ADRIELLE DE OLIVEIRA GONDIN  RA 3786745880 
EDNA ESTEVAM ROCHA     RA 3708625935
MAYARA CRISTINA BORBA VIEIRA RA 3708608963
NUBIA ROSA DE MORAIS   RA 3767737676
RAYARA SALES RODRIGUES  RA 4200061201
POLLYANNA SANTIAGO DE MEDEIROS  RA 3715669354
SAIONARA RODRIGUES FERNANDES PACHECO RA3708627652

INTRODUÇÃO

  Introdução
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de ampliar e diversificar vários
temas dentro do contexto escolar, de forma que venha contribuir para o processo de aprendizagem do Ensino Fundamental.
Essa ferramenta tem a temática para oferecer um importante instrumento para o educador desenvolver dentro e fora da escola, fazendo com que os alunos aprendam e refletem ao realizar atividades em grupos ou individuais.


Serve de apoio para o professor adquirir certas habilidades em planejar e desenvolver os conteúdos que seja significativos para trabalhar com projetos de formas eficazes no aprendizado do aluno de forma que motive, incentive a almejar os seus objetivos proposto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Considerações finais

         Esse projeto foi criado pelas alunas que através de mensagens do fórum conseguiram desenvolver um projeto com muita dedicação, as contribuições foram surgindo e assim se tornou na composição deste material que teve diversas formas de organização como, reportagens, entrevistas, filmes e outros que mostra o quanto é importante para o aprendizado dos alunos na educação fundamental deles.
         O blog criado tem a intenção de contribuir para as habilidades e criatividades dos professores juntamente com o seu conhecimento possa aprimorá-las
         O projeto enfim é fundamental para que eles tornam criativos e usam suas habilidades e conhecimento para a formação de ensino.


         Entendemos que a educação medida pelo conhecimento, deve contribuir para construção de nossa humanidade, em outras palavras a finalidade precípua da educação é a formação de educadores consciente na formação do indivíduo a partir de valores inalienáveis do ser humano. Com isso essas mudanças contribuirão na forma de pensar e agir dos indivíduos e na estrutura brasileira por meio da educação. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


DEMO, Pedro. A criança é um grande pesquisador. 2009. Disponível em:
<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_iQ
RJWKpWlNDcwYmQyZWItNDA1Ni00NGFmLTkzMjctZWFkMGY0MGJlODJi&hl=pt_BR>. Acesso em: 13 05. 2014.as 19:00
http://www.psicosmica.com/ acessado em 14052014 as 00:47
https://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
           http://  websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/principais/
           saraus.html
https://  www.youtube.com/watch?v=n8ZYyKQu4yw
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/sarau-infantil-568064.shtml ACESSADO EM 16/05/2014 AS 20:58



hptt://www.inicepg.univap.br
 PLT: 435 Aprendizagem baseada em projetos: Guia para professores
Editora: Artmed Buck Institute For Education
Fonte: http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil
http://revistaepoca.globo.com/ acessado em 12/052014 as 00:23
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/144/artigo234558-1.asp
http://educarparacrescer.abril.com.br/política-publica/entrevista-rubem-alves-471231.shtml.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=45&idCategoria=
 http://www.ufjf.br/virtu/file acessado em 13/05/2014 as 00:21     


http://coruja100.blogspot.com.br/ acessado em 14/05/2014 as 00:25
http://revistaescola.abril.com.br/
http://www.escolawalterferreira.com.br/arquivo acessado em 12/05/2014 as 23:14

segunda-feira, 12 de maio de 2014

FILME (SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS)




Crítica: Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989)

Lançado em 1989, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro e tem Peter Weir como diretor, que nos últimos anos realizou pouquíssimas obras como "Caminho da Liberdade". Um belíssimo e inspirador filme que nos faz pensar sobre como aproveitamos nosso dia, nossa vida, nos faz refletir sobre pelo o que se vale a pena viver. Uma obra milagrosa, magnífica, enfim...um clássico!

por Fernando Labanca

Tradição, honra, disciplina e excelência. Estes são os pilares que sustentam uma escola preparatória para garotos, com leis rígidas e uma doutrina conservadora. Neste local há jovens que estudam para serem médicos, advogados ou algum outro cargo importante, pressionados pelos pais e pela própria sociedade. Até que eles são apresentados ao novo professor de inglês, John Keating (Robin Williams), com seus métodos nada ortodoxos, ele tenta através da poesia, inspirar esses jovens e fugindo um pouco daquela antiga tradição, Keating acaba causando um certo impacto entre os outros professores e principalmente entre os alunos, que passam a refletir sobre o que realmente querem da vida. Keating os ensina a essência do "Carpe Diem", explorar a aproveitar o máximo o dia, os instiga a viver a vida como deve ser vivida, a viver uma vida extraordinária e principalmente, os inspira a perseguir suas paixões individuais e a lutar por elas. Eis que um grupo de alunos, como Neil (Robert Sean Leonard), Todd (Ethan Hawke), Charlie (Gale Hanson), Knox (Josh Charles), entre outros, tão empolgados com essa nova aula, pesquisam sobre a vida de John no colégio quando ainda era um estudante e decidem reabrir um grupo de estudos iniciado por ele anos atrás...a "Sociedade dos Poetas Mortos".


"Sou um poeta morto! Fui para os bosques viver de livre vontade para sugar todo o tutano da vida, para aniquilar tudo o que não era vida e para, quando morrer, não descobrir que não vivi"

Mais do que aprender, estar em uma escola sempre acaba tendo um significado maior, é onde crescemos como pessoas, uma jornada de auto descobertas, de novas experiências. "Sociedade dos Poetas Mortos" consegue com maestria traduzir esses sentimentos, colocando alunos que de início tão acostumados com a tradição, se veem inspirados por um professor, é então que ganham vida, e na poesia descobrem a liberdade, a fome de viver, de ser alguém. É belo a trajetória desses personagens, que aos poucos conquistam a coragem de se aceitarem pelo que são, pelo o que amam, descobrem que o sentido da vida não será encontrado nos estudos que os levarão a serem médicos, advogados, o sentido está na luta por aquilo que os inspira. É belo o que Keating acaba levando a estes jovens, o que se torna quase que impossível não se afeiçoar a este grande personagem, que mesmo já mais velho, é um novato no colégio, tem a coragem de um adolescente, pronto para quebrar certas regras. Chega até ser previsível o fato de que suas atitudes teriam uma consequência ruim, de que seria mal visto por seus superiores, no entanto, o filme, com seu belíssimo e bem trabalhado roteiro, nos surpreende em seu final, trazendo algo impactante, e aquele sorriso leve e involuntário que permanece durante toda a obra, some e dá lugar as lágrimas, a emoção.

Em seu elenco, jovens que hoje já não são mais tão jovens, como Ethan Hawke, capaz de realizar grandes cenas, já na época, provando seu talento e a naturalidade com que consegue atuar, assim como Robert Sean Leonard, totalmente espontâneo, construindo um personagem memorável. Destaque também para Gale Hanson e Josh Charles, e sem, é claro, deixar de comentar de Robin Williams e como é bom vê-lo em um papel dramático, mesmo que tão carismático, tão alegre, o ator trás muita emoção em cena, dá vida a John Keating, o defende, como se acreditasse me cada palavra que ele diz. "Sociedade dos Poetas Mortos" tem em seus personagens sua grande força, são neles que as mudanças ocorrem, tudo acontece em um só lugar, o roteiro então, vencedor do Oscar, prova seu brilhantismo através dos diálogos, da construção desses indivíduos, como uma pequena ideia lançada em seu início atinge cada ser ali apresentado e como cada um reage. É por fim, um filme de sentimentos, que expõe ideologias, trás questionamentos que nos fazem refletir, inevitável não pensar na própria vida enquanto se assiste a esta obra.

Um filme atemporal, que fará sentido ainda daqui muitos anos, mesmo sendo de época, a maneira como o roteiro trabalha os dramas pessoais, podem se encaixar em qualquer contexto, em qualquer sociedade. Vemos na tela, pessoas sendo pressionadas, pressionadas por um consenso, consenso de que jovens precisam estudar numa faculdade renomada para que exerçam uma atividade de respeito, fazer exatamente o que se esperam delas, o que a sociedade espera, o que os próprios pais esperam. "Sociedade dos Poetas Mortos" é exatamente sobre esta libertação, viver por aquilo que se ama e não por aquilo que um dia alguém disse ser o certo, o melhor. Enfim, um filme maravilhosamente bem construído por este grande diretor chamado Peter Weir, com argumento consistente, atuações convincentes e momentos que ficarão na memória. Brilhante, fantástico, emocionante! Recomendo.   

Referência Bibliográfica http://cinemaateca.blogspot.com.br/acessado em 12/05/2014

Postado por Adriana Vaz de Souza Silva RA 3729620774





FILME- PROJETOS (CINEMA NA ESCOLA)






PROJETO CINEMA NA ESCOLA

INTRODUÇÃO:
Um filme é uma inesgotável fonte de conhecimentos e de leituras sobre vários temas
que nos enriquece de argumentos para reflexão e debate sobre uma gama de
assuntos,inclusive no campo educacional.O filme também é um transmissor de mensagens,
com o impacto poderoso da imagem. O cinema pode ser, ainda, de fundamental importância
para a construção de um cidadão crítico ,humanista com valores morais e sensível na sua
forma de compreender e olhar o mundo. Ao usar filmes como recurso didático-pedagógico os
educadores devem trabalhar de forma interdisciplinar demonstrando que a arte não existe de
maneira isolada,mas ao contrário ligada a tudo.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos do Ensino Fundamental I
HORÁRIO:
Período da tarde
JUSTIFICATIVA: Assuntos delicados e complexos como violência, exclusão social, sexualidade,
injustiça, entre tantos outros, fazem parte do cotidiano dos alunos e professores que tem
dificuldade em lidar com eles. Os filmes permitem que nos aproximemos deles de uma
maneira ímpar: testemunhando situações chocantes que nos obrigam a refletir, observando
modos de vida, que nos aguçam a curiosidade, presenciando diálogos, que nos despertam para
nosso próprio preconceito.
 OBJETIVO GERAL: Trazer o aluno ao convívio com as obras cinematográficas levando-os a
partir das mesmas a uma reflexão e debate sobre a importância da educação em valores
humanos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Descobrir e entender novos mundos, novas culturas;
-Fortalecer o encanto e a emoção do cinema
-Possibilitar o contato dos alunos com o cinema, seus variados temas, abordagens e estilos;
-Permitir explorar toda a potencialidade que o universo do cinema traz para a inclusão,
diversão, informação, integração e incorporação de valores ao cotidiano do aluno.
METODOLOGIA:
- Seleção de filmes de diferentes épocas, gêneros e diferentes países (etapa realizada pela
Secretaria da Educação)
-Organização do trabalho em conjunto pelos professores:
•Análise pelo professor da ficha técnica do filme a ser apresentado: informações gerais sobre a
produção, créditos dos realizadores, sinopse do filme, elenco,leitura da obra
•Elaboração das atividades a serem realizadas com os alunos antes e após a apresentação dos
filmes
•Exibição de filmes
•Debates, relatórios,etc.
AVALIAÇÃO:
Observação da mudança de atitude , postura e nível de conhecimento dos adolescentes frente
as situações do cotidiano , reflexo do trabalho realizado durante o ano letivo.

Referência Bibliográfica: 
http://www.escolawalterferreira.com.br/arquivo acessado em 12/05/2014 as 23:14
postado por Adriana Vaz de Souza Silva  RA 3729620774

sábado, 10 de maio de 2014

MENSAGEM





Fiquem a vontade para deixar suas mensagens, recados, sugestões, críticas,etc....

PENSA QUE ACABOU?

Horta Escolar



Estudos comprovam que crianças que participam de atividades ao ar livre e com contato com o solo, atingem um melhor desempenho escolar, físico motor, melhoram a interação com outros alunos além de um melhor desenvolvimento social e cognitivo. Além disso tudo já citado é uma forma de incentivar o reconhecimento de verduras, legumes, incentivar a alimentação saudável e a sustentabilidade entre os pequenos.


        O contato com o solo, sol, água, com a natureza trazem grandes aprendizagens e grandes benefícios para a vida das crianças. . Existem estudos relacionados ao solo comprovam que bactérias presentes no solo fazem bem á saúde das crianças, melhoram o aprendizado e reduzem a ansiedade.
Segue abaixo alguns objetivos com essa proposta:
*Melhorias no bem estar físico e emocional;
*Valorizar o meio ambiente;
*Aumento dos conhecimentos relacionados as estações do ano;
*Aumento do senso de responsabilidade


Exemplo de plano com horta escolar

 Parte superior do formulário






Público Alvo: 1° e 2º Ano
Disciplina/Conteúdo: Ciências / Horta Escolar

Objetivos:  

        Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta e conhecimento no processo de germinação
        Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento na horta
        Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável
        Criar na escola, uma área produtiva pela qual todos se sintam responsáveis
        Discutir as verdades e os mitos do lixo

Metodologia:

        1ºMomento: Oração.
Em seguida, acolher os estudantes em sala de aula com amostra de fotos sobre a 
passeata e os trabalhadores. 
Apresentados pelos mesmos em prol do meio ambiente (Programa Despertar)
        2º Momento: Orientar os estudantes para o plantio de plantas utilizadas como alimento na horta escolar. Em seguida, levá-los até o local do plantio e assim realizar o trabalho
        3º Momento: Distribuir em forma de texto as afirmativas sobre a temática lixo (verdades e mitos) propondo aos mesmos um estudo por paragrafação, com voz alta para ampliar o repertório cultural dos alunos
        4º Momento: Confeccionar duas plantas de cartolina ou emborrachado, uma delas contendo: MITO E VERDADE. Em seguida solicitar aos alunos que façam uma fila no centro da sala, em frente ao quadro negro, onde deve estar fixada uma placa de cartolina com a palavra “VERDADE” ao lado direito do quadro, e outra com a palavra “MITO” do lado esquerdo. Formadas as filas, as professoras devem ler uma afirmativa sobre o tema lixo e assim que terminar de ler, apelar para que os alunos se dirijam para o lado da resposta que julgarem correta: Verdade e Mito.  A seguir as professoras devem promover uma discussão com os alunos sobre a afirmativa
        5º Momento: Recreio
        6º Momento: Atividade de casa – escrever no quadro a giz as afirmativas sobre a temática – verdades e mitos sobre o lixo para que os estudantes consultem o texto estudado em sala de aula e respondam as questões pedidas.

Recursos: Emborrachado, hidrocor, pincel atômico, texto impresso, giz, quadro, etc.

Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem.




Vídeos relacionados:


Referências


Postado por: Rayara Sales Rodrigues Ra: 4200061201




;

FEIRA DE CIÊNCIAS

                     
,

A cerca de cinco anos atrás os professores por meio de dispositivos educacionais vem elaborando projetos, que tem por objetivo buscar o melhoramento da aprendizagem dos seus alunos, desta forma criaram a feira de ciências, que é aonde os alunos desempenham os seus trabalhos de forma a qual mostram sua capacidade e criatividade.
O professor percebe que com a feira de ciências, o aluno ele consegue absorver melhor o conteúdo apresentado. Além de ser um projeto prazeroso, traz também grandes benefícios para a seu próprio ensino.
 

Como começar uma feira de ciências:

·Passo 1: Ela tem que ter um tema que desperte um gosto para ciências.
 Passo 2: Método cientifico, Para que o evento leve realmente à produção de Ciência, a garotada precisa aprender a aplicar o método científico — à medida que o projeto se desenvolve.
·Passo 3: Materiais, depois de temas escolhidos os alunos já sabem sobre assunto, ora de colocar a mão na massa, faça uma lista com tudo que precisa, para poder começara a realizar o trabalho.
·Passo 4: Deixe seu tempo organizado, elabore tempos e duração de sua feira de ciências, quando for realizar os projetos, e também no período da elaboração deles.
·Passo 5: Anote suas ideias, e oriente seus alunos também fazer suas anotações.
·Passo 6:  Preparar a turma para exposição, Nos dias da mostra, o conhecimento sistematizado durante a pesquisa deve ser apresentado aos visitantes por meio da fala e de cartazes, folhetos, maquetes e engenhocas. É importante não repetir oralmente informações escritas e procurar sempre interagir com as pessoas. "Principalmente os mais tímidos devem ser incentivados a falar em público", aconselha Elenice Lobo, coordenadora pedagógica do Santo Américo.
·Passo 7: Organizar a infraestrutura, o sucesso não depende de estrutura luxuosa. "Se a escola não tem dinheiro para alugar estandes, expõe os trabalhos nas carteiras", sugere. Há várias formas de planejar o espaço, sempre de acordo com a arquitetura do local.


Responsável pela postagem: Pollyanna Santiago de Medeiros  RA:3715669354


 Projetos:

                                                 Minhócario

     O descarte cuidadoso do lixo produzido na escola favorece a aprendizagem em Educação Ambiental e ajuda a minimizar o impacto que os resíduos causam na natureza. Os restos orgânicos, quando decompostos corretamente em minhocários, têm potencial para serem reutilizados como biofertilizante. Veja como.

Você vai precisar de:
ü 1 latão ou tambor de 500 ml
ü 1 pequena torneira que possa ser acoplada ao tambor
ü  Tijolos quebrados ou cascalho
ü  1 pedaço de tela sombrite
ü  Arame
ü  Minhocas
ü  Composto (resíduos que já passaram por composteiras)
ü  Restos de comida (sem carne), papeis, jornais sem cor e palha de arroz
ü  1 peneira
ü  1 pedaço de papelão para servir como tampa
Como fazer:
1) A cerca de 10 centímetros da base do barril, faça um pequeno buraco e encaixe nele a torneira.
2) Coloque os tijolos ou o cascalho no fundo do barril e, acima deles, a tela sombrite.
3) Ponha o composto dentro do barril, umedecido com água, e as minhocas por cima. É preferível usar composto ao invés de resíduos comuns, pois ele será digerido com mais eficiência pelas minhocas.
4) Depois de 3 dias, despeje os restos de comida, papeis, jornais sem cor e palha de arroz. Com o papelão, faça uma tampa com furos, para assegurar a entrada de ar no minhocário, e cubra o topo do latão.
5) Em 45 dias, tem-se, como resultado da digestão das minhocas, o chorume, um líquido que funciona como um ótimo biofertilizante. Para fertilizar plantas, dilua o chorume em água, na proporção de 20 porções de água para 1 de chorume. Se ele for usado no solo, a proporção é de 10 para 1.



Responsável pela postagem : Pollyanna Santiago de Medeiros. RA:3715669354 







                


















                                

ARTES

ARTE


“A ARTE DE ENCENAR, DANÇAR E DECLAMAR” 


   As escolas buscam novas formas de comunicação que sejam capazes de atrair o público estudantil. O teatro tem como objetivo principal a representação com o caráter de lazer,de diversão e de transmitir uma mensagem importante. 
   Já foi comprovado que a arte teatral é a que mais facilmente atrai o interesse das pessoas, porque é uma arte de comunicação viva e dinâmica e, como tal, possuidora de um apelo muito forte, conseguindo convencer muito mais do que mil cartazes espalhados pela cidade. 
   Assim, o investimento em cultura torna-se uma ferramenta com grande potencial de utilização por escolas públicas e privadas. Investir em cultura significa estar associado a momentos de emoção e de grande circulação de idéias e informações levando professores/alunos a despertar para os sonhos e imaginações.
  Atualmente, está consagrado o teatro cultural como o meio mais importante de comunicação, principalmente, para as escolas alcançarem seus objetivos. Investir em cultura é, portanto, uma forma de criar um processo de aprendizado dinâmico, valorizando a escola e a sociedade na qual está inserida. 
   A arte é uma importante ferramenta de trabalho para qualquer educador, portanto, usamos as artes cênicas como elemento fundamental para a interação sócio-cultural, num contexto amplo de cidadania e participação comunitária. 
  A dramatização teatral é uma estratégia pedagógica que facilita e melhora a eficiência do trabalho pedagógico facilitando o trabalho dos professores. A partir da necessidade da realização deste trabalho, como um passo importante para novas perspectivas de atividades escolar, propiciando a todos participantes um momento divertido e prazeroso,a oficina aborda Relações Humanas (Dinâmica: Tecendo o teatro); Textos para reflexão: Compreendendo o que é teatro, O teatro na Educação através dos tempos, Metas da Encenação, Termos de Palco, Atuar e Criar, Trabalhar o corpo e a voz, Características de uma boa voz de palco, Diversas dinâmicas teatrais para a sala de aula; Trabalhar a música e a poesia como teatro; Através da dança praticamos teatro; Fantoches; Encenando Poesias e Apresentações das Peças de Teatro: “Sem luz ao amanhecer” e “O Planeta Terra pede Socorro” com os alunos da Oficina de Teatro: Arteiros do CEM, tendo como objetivo principal mostrar o resultado de um trabalho realizado com produção de textos, encenação,construção de textos, dança, expressão corporal e criatividade dos participantes desta oficina. 
   A apresentação dos espetáculos trás para a escola e a comunidade a possibilidade de várias reflexões: o direito do aluno ao acesso a bens culturais; a modificação do olhar que se tem sobre o que é feito para o aluno confrontado com a qualidade dos espetáculos a serem apresentados; o respeito, a inteligência e a sensibilidade da criança; o desenvolvimento do olhar crítico dos educandos sobre a sociedade e a vida; e a possibilidade de apresentar o tema de forma lúdica boa voz de palco, Diversas dinâmicas teatrais para a sala de aula; Trabalhar a música e a poesia como teatro; Através da dança praticamos teatro; Fantoches; Encenando Poesias e Apresentações das Peças de Teatro: “Sem luz ao amanhecer” e “O Planeta Terra pede Socorro” com os alunos da Oficina de Teatro: Arteiros do CEM, tendo como objetivo principal mostrar o resultado de um trabalho realizado com produção de textos, encenação, construção de textos, dança, expressão corporal e criatividade dos participantes desta oficina. 
   A apresentação dos espetáculos trás para a escola e a comunidade a possibilidade de várias reflexões: o direito do aluno ao acesso a bens culturais; a modificação do olhar que se tem sobre o que é feito para o aluno confrontado com a qualidade dos espetáculos a serem apresentados; o respeito, a inteligência e a sensibilidade da criança; o desenvolvimento do olhar crítico dos educandos sobre a sociedade e a vida; e a possibilidade de apresentar o tema de forma lúdica. Para tanto, a oficina objetiva desenvolver o espírito crítico dos espectadores; Favorece e facilita o encontro o encontro entre teatro dança e poesia, permitir aos educadores uma autoavaliação a respeito do teatro em sua sala de aula; proporcionar atividades que contribuíram para o crescimento integrado do educando; refletir com os participantes a importância do teatro como expressão e comunicação, produção coletiva e cultural; propor uma atividade significativa e prazerosa, incentivando a descoberta, a criatividade e a criticidade; provocar o reconhecimento da identidade cultural através do teatro; divulgar o teatro de forma coletiva de atuação na sociedade e escola. 
   Dentre as atividades práticas, destacam-se as de “Quebra-gelo” que se destina a apresentação e integração dos participantes. Outras, como Mapeando o corpo, na qual os participantes reconhecem o próprio corpo a partir do corpo do outro, exercitam os movimentos corporais um dos alicerces da atuação teatral. Na atividade Explorando a bola, os participantes estabelecem o contato da bola e relacionam com cada membro do corpo, assim exercitam o corpo, lateralidade, coordenação motora e trabalha o esquema corporal. História continuada (inserindo objetos), História em cena e Incêndio na Floresta exercitam a memória, criatividade, atenção e capacidade de improvisação e criação. Com a atividade Mímica dos provérbios o trabalho em equipe é estimulado assim como o resgate da cultura popular e o movimento corporal. Com a Argola são exercitados a coordenação viso-motora, o cooperativismo, ansiedade e a interação do grupo. 
   Quando o educando brinca, sonha, canta, inventa –ele trabalhar arte cênica; pois o teatro para o educando compreende a extravasão dos sentidos mais urgentes e das fantasias mais gritantes. Teatro desinibe, eleva, cria, transforma. Teatro em forma de brincadeira, faz das horas passadas na escola, momentos alegres de refugio e extravasão. E paralelamente a esta relação intuitiva – emocional, vão sendo trabalhadas, a coordenação motora fina e grossa, todo o esquema corporal, gradativamente o equilíbrio físico e psicológico, desinibição, autoconfiança, criatividade e liberação da agressividade e tensão. Sabemos que os PCN’s se prestam a orientar o planejamento escolar e as ações de reorganizações do currículo, destinando a formar os alunos em cidadãos dos novos tempos. Tendo como fonte os PCN’s: 
     DANÇA, permite experimentar o próprio corpo e testar os seus limites desenvolvendo a compreensão da sua capacidade de movimento. “... um bom momento para que os alunos exercitem toda a sua criatividade”. (pg. 65 – Revista Nova Escola/ Edição especial). 

   TEATRO, que vêem orientar os educadores a incentivar o teatro, a dança e a 
música na escola, confirma a importância deste, pois, “...proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No plano individual, desenvolve a capacidade expressiva e artística. No coletivo, exercita o senso de cooperação, o diálogo, o respeito mútuo, a reflexão, e torna as crianças mais flexíveis para aceitar as diferenças. Os PCN, também, orientam os professores a incentivar essa atividade. Com a educação teatral, a garotada se relaciona, fala, ouve observa e atua, ou seja, pratica liberdade e solidariedade enquanto se diverte”. (pg. 66 – Revista Nova Escola / Edição especial). 
   A valorização do teatro, da música, da dança e da literatura vêem sendo levada em conta há muito tempo atrás por diversos pensadores da educação, e entre eles podemos citar PLATÃO que considerava o jogo fundamental na educação, pois ele também acreditava que os educandos devem participar de todas as formas de jogo adequados ao seu nível de desenvolvimento, pois sem o lúdico jamais seriam adultos educados e bons cidadãos. Achava também que a educação deveria começar sem constrangimento, podendo desenvolver a tendência natural de seu caráter.  
   Sendo assim concluímos que as atividades de arte (teatro/ dança) são de grande importância no verdadeiro papel na educação e que podemos alcançar dos educandos diversos objetivos em diversas disciplinas, além de prepará-los para a vida eproporcioná-los ao mesmo tempo prazer. 


Vejamos as modalidades em que a arte está presente:



1. Arquitetura












2. Escultura
























3. Pintura






















4.Música



























5. Dança






























6. Poesia




Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes
Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade




Arte de amar

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.




Poética

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.




 
Dialética

É claro que a vida é boa 
E a alegria, a única indizível emoção 
É claro que te acho linda 
Em ti bendigo o amor das coisas simples 
É claro que te amo 
E tenho tudo para ser feliz 
Mas acontece que eu sou triste...




 
7. Cinema - considerado a arte total

      Bibliografia 

http://www.ufjf.br/virtu/file acessado em 13/05/2014 as 00:21     
http://coruja100.blogspot.com.br/ acessado em 14/05/2014 as 00:25

Postado por Adriana Vaz de Souza Silva RA 3729620774